O objetivo é o compartilhamento de dados relacionados aos registros de imóveis realizados nos cartórios

Compartilhe

A Associação dos Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg/AM), representada pelo presidente, Marcelo Lima Filho, assinou convênio com o Departamento da Polícia Federal do Amazonas, nesta segunda-feira (9), para garantir o compartilhamento de dados relacionados aos registros de imóveis realizados nos cartórios do estado, a fim de que sejam utilizados para evitar possíveis fraudes na execução do registro.

O termo de cooperação foi assinado ontem pelo delegado da Polícia Federal e superintendente regional da Polícia Federal do Amazonas, Alexandre Silva Saraiva, que aproveitou o ensejo para apresentar ao presidente da Anoreg/AM, as ferramentas de rastreamento rural e de acompanhamento dos dados de proprietários e de imóveis, em tempo real, obtidos por meio de sistemas que contam com imagens de satélites.

Saraiva destacou, ainda, alguns sistemas utilizados pela PF no estado, entre eles, o Planet – tecnologia americana que possibilita que imagens e dados sejam vistos por meio de um clique -, e destacou a importância do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que disponibiliza dados de imóveis como nome do proprietário, do imóvel, localização, tamanho e módulos fiscais.

 

Na ocasião, o presidente da Anoreg/AM explicou que a entidade está à disposição da Polícia Federal. “Estamos disponíveis para ajudá-los no que for necessário, inclusive em participações para criação de estratégias que ajudem em outros objetivos, tanto em Manaus, quanto nas demais localidades nos interiores do Amazonas. Estamos dispostos a participar de projetos e estratégias que estejam além da disponibilização das informações já existentes nas centrais de dados”.

Marcelo Lima Filho também ressaltou a importância do Sistema Cacique Web, que hoje é usado pelas serventias extrajudiciais do estado, mas não descartou a possibilidade de inserir informações e dados no novo sistema da Polícia Federal, a fim de garantir transparência nos serviços que hoje são oferecidos para a população amazonense através dos Cartórios.

 

Notícias Recentes

Title ×
Rolar para cima
Pular para o conteúdo